1. Objetivo
Evidenciar os princípios e valores morais e éticos da empresa, bem como o padrão de conduta decorrente desses princípios e valores.
Reforçar nossa cultura e comportamentos importantes para o crescimento da empresa e de cada colaborador, construindo assim uma sociedade mais forte, justa e responsável.
Proteger o patrimônio intelectual e material da empresa e preservar a imagem da empresa, firmando-se perante os seus públicos de relacionamentos, com alto padrão de comportamentos éticos em todas as suas decisões e interações.
Reduzir interpretações pessoais sobre princípios morais e éticos e sobre condutas profissionais valorizadas pela empresa.
Áreas Envolvidas
Todos os colaboradores da Medcia.
Análise Crítica
Ciente da responsabilidade de todos, a MEDCIA PRODUTOS HOSPITALARES LTDA divulga seu manual de conduta ética empresarial e profissional.
O manual de conduta é tica empresarial e profissional, aplica-se a todos os colaboradores (gerentes, supervisores, prestadores de serviço, terceirizados, estagiários, aprendizes), embasado nos princípios da legalidade, impessoalidade, transparência, equidade e responsabilidade corporativa.
O manual de conduta ética empresarial e profissional da MEDCIA é o instrumento que explica os valores e princípios éticos da empresa. Serve para orientar ações e nortear postura dos profissionais da empresa nas interações com os diferentes públicos; e resume no comportamento esperado dos nossos colaboradores perante fornecedores e clientes.
A MEDCIA compreende que todos os seus gestores e funcionários são responsáveis pela disseminação dos princípios e valores deste manual, que norteará a conduta da empresa.
Missão, Visão e Valores
Missão
Oferecer e distribuir soluções médicas com eficiência e ética, através de dispositivos médicos de qualidade reconhecida, com aprimoramento contínuo de nossos processos e atendimentos, otimizando resultados que gerem valor e transformam vidas.
Visão
Ser reconhecida como a principal empresa no segmento de distribuição de dispositivos médicos na região a qual estivermos estabelecidos, com atendimento de excelência, transformando vidas através de soluções inovadoras para clientes, pacientes e colaboradores.
Valores
Ética, Inovação, Capacitação, Conhecimento, Comprometimento, Respeito e
Relacionamento.
Código de Conduta Empresarial
O código constitui-se das seguintes diretrizes:
• Consistir as decisões empresariais da MEDCIA pela ética e transparência, na busca por
níveis crescentes de competitividade, excelência e rentabilidade, considerando os interesses de todos;
• Preservar a segurança no trabalho e a segurança das instalações, equipamentos e sistemas;
• Promover a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento dos seus funcionários;
• Avaliar os funcionários com base em critérios que privilegiem o desempenho técnico e comportamental;
• Repelir preconceitos e coibir práticas que discriminem pessoas por cor/raça, etnia, sexo, idade, origem regional, condição econômica, social, condição física ou mental, orientação política, religiosa, sexual ou por qualquer outra condição;
• Reprovar e coibir práticas de qualquer natureza prejudiciais à saúde organizacional e das pessoas, provocadas por quem quer que seja, como o assédio moral e sexual, violência verbal, gestual ou física, intimidação, humilhação, desqualificação, constrangimento, ameaça, omissão e outras, atuando para a sua eliminação;
• Disponibilizar e zelar pela qualidade, integridade e atualidade das informações sobre a
empresa e seus negócios, que são fornecidas aos seus públicos de relacionamento;
• Preservar as informações de caráter reservado fornecidas por qualquer um dos seus públicos de relacionamento;
• Manter canais abertos de comunicação e negociação com clientes e fornecedores, tratando sempre com respeito e cordialidade;
• Exercer as atividades profissionais com competência, transparência e respeito, oferecendo sugestões que melhorem a qualidade dos processos, produtos e serviços da empresa e preservem o seu patrimônio, imagem e interesses, responsabilizando-se pelo seu trabalho, exatidão das informações prestadas, pareceres e opiniões;
• Buscar permanente atualização técnica e profissional, contribuindo para que tal conduta seja adotada por todos;
• Agir de forma honesta, justa, com disponibilidade, atenção e educação a todas as pessoas com as quais se relaciona em nome da empresa, respeitando diferenças individuais;
• Não utilizar os recursos materiais e imateriais da empresa para desenvolver atividades de interesse privado;
• Preservar documentos, registros, cadastros e sistema de informação, mantendo sua fidedignidade sem altera-los;
• Respeitar, no exercício profissional, todas as políticas da empresa, e manual de conduta ética e conduta empresarial;
• Falar em nome da empresa, dar entrevista, ministrar palestras, somente com a conclusão das devidas tratativas de parcerias de representação.
Principios Éticos
As seguintes diretrizes devem reger o comportamento do colaborador da Medcia Dispositivos Médicos:
• Cumprir todas as leis e normas aplicáveis em cada departamento;
• Valorizar a diversidade, honestidade e integridade nas relações entre colaboradores, não havendo espaço para posturas discriminatórias ou de favorecimento;
• Tolerar as divergências, desde que respeitados os direitos individuais e coletivos;
• Preservar a imagem e o patrimônio material e intelectual da empresa.
Conflito de Interesses
O conflito de interesses ocorre quando qualquer pessoa integrante do Público Interno, trabalhando nas dependências ou em nome da MEDCIA, utiliza a sua posição para:
• Priorizar um interesse secundário (privado ou particular), em detrimento de um interesse primário e coletivo da organização pública ou privada de que ele participa de alguma forma;
• Agir animado por motivos diversos, não necessariamente econômicos, mas normalmente relacionados a si mesmo ou a terceiros com quem possui algum vínculo de afinidade, parentesco ou amizade íntima, de qualquer natureza, ou até mesmo por espírito emulativo (competição, disputa);
• Resultar em um Conflito de Interesses em decorrência do relacionamento profissional constituído de forma pura (desvirtuando-se, posteriormente) ou com algum interesse genuíno desde a fonte;
• Ter a consequência de uma repercussão negativa (politicamente incorreta e reputacional) para a Organização ou para os próprios envolvidos, ou até mesmo impactos econômicos ou financeiros negativos.
Ações que caracterizem conflito de interesses e que possam gerar não seguimento dos preceitos estabelecidos, deve-se informar à Diretoria para orientação, em caso de receio de retaliações utilizar o canal de denúncia disponível do site no seguinte link https://medciabrasil.com.br/denuncia/ . No caso de o Colaborador exercer a qualquer tempo atividade laborativa em paralelo ao seu trabalho na Empresa, mesmo que não relacionada a este, deverá comunicar à Área de Compliance.
Postura Esperada dos Colaboradores
Fomentamos um ambiente agradável de convivência e valorizamos pessoas comprometidas e que que fazem acontecer, pautados na cultura da meritocracia. Mediante isso segue a postura desejada de nossos colaboradores:
• Manter comportamento adequado conforme as normas impostas, seja nas atividades administrativas ou nas atividades de negócios;
• Agir com responsabilidade no desempenho das atividades profissionais, dedicando o horário de expediente exclusivamente às atividades profissionais;
• Manter as relações interpessoais com respeito e cordialidade, estando atentos às situações que possam configurar conflito de interesses, prezando por um comportamento responsável, consciente, maduro ao lidar com questões que possam interferir no desempenho das funções;
• Fomentar práticas que preservam o bom relacionamento e promovem a comunicação efetiva, garantindo assim alcance de metas e objetivos, e o desenvolvimento profissional de todos;
• Zelar pela imagem da Medcia, mantendo uma postura compatível na vida pessoal e no ambiente de trabalho, atuando em defesa dos interesses dos clientes, fornecedores, diretores e colaboradores. Manisfestar quando conveniente, críticas construtivas e sugestões de melhorias, com o objetivo de aprimorar a qualidade do trabalho;
• A Medcia tem uma postura isenta em relação a assuntos políticos e religiosos, e respeita a liberdade de escolha de nossos colaboradores, clientes e fornecedores. Os colaboradores devem respeitar essa diversidade, não promovendo campanhas ou ideologias, e não utilizando adesivos políticos ou religiosos no ambiente de trabalho;
• Não se valer de sua posição /cargo na empresa, para obter favores ou benefícios pessoais com outros colaboradores, cliente e fornecedores;
• Evitar utilizar redes sociais tais como Instagram/facebook/tik-tok, twitter(X) entre outros;
• Evitar distrações no horário determinados para execução das atividades determinadas, no intuito de evitar prejuízo no rendimento das ações executadas, perda de foco e além de prejudicar o trabalho dos demais colegas;
• É esperado do colaborador pontualidade, assiduidade, responsabilidade, saber trabalhar em equipe com profissionalismo, ter equilíbrio emocional, ter capacidade de interação e empatia, ter coordenação e organização de suas ações, ter senso de urgência, foco no resultado e iniciativa para tomada de decisões;
• Tratar de maneira digna e respeitosa seu Gestor, Supervisor ou Diretor, bem como todos os colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes da MEDCIA seguindo de forma honrosa o quesito da hierarquia no que diz respeito a cada processo seja ele interno ou externo.
Relacionamento no Trabalho
Manter relacionamento um profissional e responsável com nossos colaboradores desde a admissão até o término do contrato de trabalho e, dentro desta premissa, não admitimos que decisões relativas à carreira profissional sejam fundamentadas em relacionamento pessoal;
• Manter compromisso de estabelecer um clima favorável à realização profissional de nossos colaboradores, dentro de um ambiente de trabalho produtivo, saudável, seguro e de respeito mútuo, em que a responsabilidade individual seja exercida em sua plenitude, com adequada qualidade de vida em suas unidades de trabalho;
• Proporcionamos e valorizamos o ambiente de transparência nas relações de trabalho e a liberdade de expressão desde que não venha a constrangem o outro colaborador e siga as premissas estabelecidas;
• No exercício de seu cargo ou função, cada colaborador deverá buscar o melhor resultado para a MEDCIA, mantendo sempre uma atitude transparente, de respeito, lealdade, eficiência e colaboração com os colegas de trabalho e seu público de interesse;
• Não participar de transações e atividades que possam comprometer sua integridade profissional ou desabonar a sua imagem pública, bem como a imagem da MEDCIA;
• Exercer suas atividades profissionais com competência e diligência, buscando o aprimoramento técnico e a atualização permanente, devendo encorajar todos os envolvidos na atividade a adotar tal conduta;
• Ser estritamente profissional e imparcial no tratamento com o público;
• Exercer suas atividades de forma eficiente, eliminando situações que levem a erros ou a
atrasos na execução das tarefas;
• Respeitar a propriedade intelectual;
• Não deturpar o teor de qualquer documento, informação ou dados seja da empresa ou de clientes. Promover ações que possibilitam melhorar a comunicação interna, eliminando a propagação de informações sem comprovação, evitando assim qualquer tipo de difamação e conflitos.
• Comunicar ao gestor da área qualquer ato irregular de que tenha conhecimento dentro do ambiente de trabalho.
• Zelar pela segurança, saúde, cumprindo as diretrizes de Segurança do trabalho;
• Utilizar corretamente os Equipamentos de Proteção Individual (conforme orientações e treinamentos ministrados) no ambiente onde estão executando os acompanhamentos do uso dos produtos dentro das Hemodinâmicas;
Comportamentos dos Colaboradores nas Redes Sociais
Além do cuidado com as informações confidenciais, os colaboradores devem estar cientes de que seus atos e opiniões podem prejudicar a imagem da empresa. Desta forma listamos alguns exemplos do que não é aceitável nas redes sociais:
• Emitir posicionamentos preconceituosos, discriminatórios, difamatórios, injuriosos ou que possam ser prejudiciais à imagem da empresa;
• Participar de grupos que praticam atos ilícitos ou que façam apologia ao tráfico, drogas, crimes, entre outras situações que possam ser prejudiciais a imagem da Medcia.
Proteção do Patrimônio e dos Recursos Físicos
Devemos utilizar de forma correta todos os equipamentos, zelando para que não ocorra manuseio inadequado, danos, perdas ou extravios durante a utilização, transporte e armazenamento do equipamento. Todos os colaboradores são responsáveis pela preservação dos mesmos, e devem utiliza-los somente para fins de trabalho.
Apresentação Pessoal
Os Colaboradores em exercício de suas atividades profissionais representam a imagem da
MEDCIA e por esta razão, devem preocupar-se em usar roupas que valorizem esta imagem,
evitando desta forma trajes inapropriados para o ambiente de trabalho.
A MEDCIA adota a uniformização Corporativa de acordo com a função: área administrativas e comercial, sendo de responsabilidade do usuário o cuidado e a manutenção do uniforme.
Fica atribuido ao do gestor avaliar se o colaborador está representando adequadamente a imagem da empresa.
Relação com Fornecedores de Bens e Serviçoes
Oferecer tratamento igual aos fornecedores, vedando qualquer privilégio ou discriminação e estimulando o seu desenvolvimento e a adoção de comportamentos compatíveis com este manual. Não se submeter ao oferecimento ou recebimento para si, seus familiares ou terceiros, de pagamentos, ajudas financeiras, doações, comissões, favores ou quaisquer outras vantagens de pessoas, empresas, instituições, entidades ou grupos que mantenham relações ou que tenham interesses comerciais com a MEDCIA.
Não prestar qualquer favor ou serviço remunerado a fornecedores de bens ou serviços com os quais mantenha relação por força das suas atividades na empresa.
Tratar com respeito, de forma educada e com cordialidade em conformidade com a legalidade e com os princípios e normas deste manual os funcionários de fornecedores de bens e serviços.
Cumprir ou fazer cumprir integralmente as obrigações contratuais assumidas com fornecedores e exigir que eles também as cumpram.
Relação com os Clientes
Todos os colaboradores devem se dirigir aos clientes de forma cordial e respeitosa, buscando compreender de maneira eficiente e eficaz suas necessidades, desenvolvendo soluções que criem valor para ambos e reforcem relações de longo prazo.
Prestar informações completas, claras e em tempo hábil, para facilitar as decisões de negócio do cliente.
Tratar com respeito, de forma educada e com cordialidade em conformidade com a legalidade e com os princípios e normas deste manual os funcionários de todos os clientes da Medcia.
Tratar sigilosa as informações que obtiver do cliente em decorrência do relacionamento de negócio.
Relação com Hospitais e Profissionais da Saúde
• Os colaboradores da MEDCIA apoiarão a pesquisa médica, a educação e o conhecimento científico, visando ampliar as habilidades profissionais, a segurança dos clientes e acesso a produtos médicos cirúrgicos de alta tecnologia para o Setor da Saúde, assumindo o compromisso de sempre fornecerem informações claras precisas em relação aos seus produtos para que os profissionais desempenhem suas práticas da melhor forma possível;
• Os programas de treinamentos e educação incluem, treinamentos práticos, workshops, apresentações, seminários, reuniões clínicas e palestras relacionadas aos produtos médicos cirúrgicos da MEDCIA;
• Em relação a logística necessária, tais como, refeições, acomodações e transporte para
execução dos programas citados acima, a MEDCIA se utiliza de políticas e documentos de
registros para se manter compliance com a diretrizes estabelecidas.
• O financiamento dos eventos relacionados na cláusula anterior não incluirá, em qualquer
hipótese, itens de lazer e entretenimento, bem como benefícios para acompanhantes.
• Os profissionais da área da saúde contratados pela MEDCIA como speakers ou
consultores terão limitação de honorários previstos contratualmente (piso e teto).
Relação com os Sócios Proprietários
Zelar pela imagem e patrimônio dos sócios proprietários. Manter sigilo sobre fatos
confidenciais aos quais tenha acesso, ou de qualquer assunto discutido dentro do ambiente
de trabalho, de modo a preservar, dentro da legalidade, os interesses da empresa e dos
sócios proprietários.
Uso de Recurso da Empresa
A MEDCIA disponibiliza vários recursos, entre eles telefone celular corporativo e notebook
e computadores para que seus colaboradores possam desempenhar suas atividades da melhor maneira possível. É obrigação de todos utilizar esses recursos de forma racional e
somente para atividades profissionais relacionadas à empresa, devendo zelar e seguir
estritamente as orientações de utilização informadas no ato da entrega do respectivo
recurso.
Os notebooks da empresa somente deverão sair do escritório por profissionais que fazem
trabalhos externos, os demais deverão ter autorização do seu superior para retirar da
empresa.
A MEDCIA zela pela qualidade e manutenção permanente de seu patrimônio, instalações,
equipamentos, máquinas, móveis, veículos, dentre outros bens, que se destinam
exclusivamente ao uso operacional da empresa e não poderão ser usados para benefício
próprio ou de outras pessoas e/ou organizações.
Todos os bens e recursos são exclusivamente de propriedade da MEDCIA e devem ser
utilizados para fins profissionais. Os funcionários são responsáveis por protegê-los,
conservá-los e usá-los com consciência, zelando para que não ocorram danos, perdas,
furtos ou utilização indevida para fins particulares, ilícitos e antiéticos.
Os ativos, disponibilizados pela MEDCIA, como equipamentos, computadores, telefones e
e-mails corporativos, incluindo sistemas e aplicativos de mensagens podem ser vistoriados
e auditados a qualquer momento, sem aviso prévio.
A MEDCIA não tolera que esses recursos sejam utilizados para atividades ilegais,
pornografia, jogatina ou outros assuntos ofensivos.
Prevenção de Fraude e Corrupção
A MEDCIA não tolera qualquer tipo de fraude ou corrupção, de forma ativa ou passiva, por
parte do seu Público Interno e/ou Externo, bem como a omissão de informações que o
colaborador souber, presenciar ou contribuir de qualquer forma para a prática da fraude,
sendo nesse caso a sanção extensiva a este. Espera ainda, que o seu Público Interno
detecte e relate práticas corruptas ou fraudulentas como:
• Subtração/desvio de dinheiro, instrumentos e materiais, estoque, equipamentos ou
qualquer outro bem da Empresa;
• Recebimento de dinheiro ou qualquer benefício em troca de oportunidade de negócios, facilitação de liberações, agilização de processos ou qualquer outra forma de desvios de
conduta;
• Autorização e/ou recebimento de pagamentos de bens ou serviços não entregues e/ou
não executados;
• Pedidos de reembolso imprecisos e/ou falsos. Uso de táxi, reembolso de quilometragem
ou estacionamento para fins pessoais;
• Apresentação de declaração de comparecimento, atestado médico falso ou falsificação
de qualquer item descrito no atestado original;
• Falsificação e/ou registro incorreto de cartão-ponto, bem como registro para terceiros. •
Baixa de ativos e débitos recuperáveis, de forma indevida;
• Registros contábeis incompletos, imprecisos, que não reflitam honestamente cada
transação ou despesa e, portanto, que não sejam gerados de acordo com as regras
contábeis aplicáveis;
• Acordos financeiros e contratos sub ou superfaturados;
• Crimes contra a ordem econômica e/ou tributária;
• Fraudes à Licitações ou contratos decorrentes;
• Lavagem de dinheiro.
Tecnologia da Informação e Segurança da Informação
A informação é um dos principais patrimônios do mundo dos negócios, e a sua qualidade é
capaz de decidir o sucesso de qualquer empreendimento. Mas esse poder somado à
crescente facilidade de acesso, faz deste “ativo” um alvo de constantes ameaças internas
e externas. Se não forem gerenciadas adequadamente, esses riscos e ameaças podem
causar consideráveis danos as empresas, prejudicando seu crescimento e reduzindo
vantagens competitivas.
Os sistemas de computação e equipamentos de comunicação eletrônica são bens da
MEDCIA e são fornecidos como ferramentas para permitirem aos colaboradores melhores
desempenhos de suas tarefas.
O seu uso é exclusivo para as atividades de interesse da empresa. Os recursos de
informática não devem ser utilizados para a propagação de e-mail ou documentos com
conteúdo que atentem ao pudor, de cunho discriminatório ou difamatório, boatos e correntes.
O acesso a qualquer site da Internet através de equipamentos da MEDCIA está restrito às
atividades necessárias ao bom desempenho profissional. O seu uso é exclusivo para as
atividades de interesse da empresa.
A MEDCIA se reserva o direito de, sem aviso prévio, bloquear e monitorar o uso do
computador, da Internet e e-mail do colaborador. O uso inapropriado da Internet, incluindo
visitas a sites impróprios ao trabalho, uso do email para fins de serviços particulares como:
envio de currículo para outras empresas, email para serviços da concorrente e entre outros,
é estritamente proibido cabíveis de punições severas.
Divulgação de imagens, receber e repassar conversas de e-mails ou mensagens de
WhatsApp captados por meio inapropriados e sem autorização, acessos de e-mails através
de invasão de senhas para captação de informações sigilosas é considerado crime de
Invasão de dispositivos de Informática, conforme Artigo 154 do código Penal.
“ O art .154 diz: O crime de invasão de dispositivo
informático consiste no fato de o agente “invadir dispositivo
informático alheio, conectado ou não à rede de
computadores, mediante violação indevida de mecanismo
de segurança e com o fim de obter, adulterar ou destruir
dados ou informações sem autorização expressa ou tácita
do titular do dispositiv ou instalar vulnerabilidades para
obter vantagem ilícita: Pena -detenção, de 3(três)meses a
01(um) ano, e multa”.
A punição para o funcionário que cometer esta infração será a demissão por justa causa e
uma representação criminal aberta pela empresa MEDCIA.
Todos os colaboradores devem respeitar as seguintes regras: É proibido instalar ou
remover, nos computadores da MEDCIA, programas não institucionais para os quais não
tenha a licença de uso correspondente; em todos os casos é necessária a autorização da
Área de TI – Tecnologia da Informação;
Não é permitido modificar os softwares contratados, salvo em casos específicos, de acordo
com os respectivos contratos e sob a supervisão da área de TI – Tecnologia da Informação;
É vedado o desenvolvimento de software não autorizado pela área de TI – Tecnologia da
Informação, as comunicações eletrônicas devem atender aos padrões de integridade,
confidencialidade e autenticidade, compatíveis com a sua classificação.
Todos os documentos e materiais produzidos, decorrentes das suas atividades laborativas,
são de propriedade da MEDCIA, não sendo permitido fotocopiá-los ou transportá-los ao
ambiente externo sem prévia autorização da Diretoria. A Empresa também é comprometida
com a propriedade intelectual de terceiros.
Consumo de Álcool, Drogas, Porte de Armas e Violência no Trabalho
A MEDCIA se didica ao equilíbrio físico, emocional, intelectual e social de seu Público Interno
por meio da adoção e manutenção de hábitos saudáveis, visando ao bem-estar e à
segurança de seus colaboradores, com as seguintes orientações:
• Álcool e drogas – conforme definido pela Lei, não é permitido utilizar ou estar sob a
influência de álcool, drogas ou narcóticos no ambiente de trabalho ou em qualquer outra
atividade laborativa relacionada à MEDCIA.
• Porte de armas – o porte, transporte, uso ou guarda de armas de qualquer tipo é
terminantemente proibido no ambiente de trabalho ou em qualquer outra atividade laborativa
relacionada, salvo por eventuais profissionais devidamente treinados e autorizados;
• Violência – é inaceitável qualquer ato de violência, seja física ou verbal, no ambiente de
trabalho ou em qualquer outra atividade laborativa relacionada à MEDCIA.
Do Cumprimento do Código de Ética e de Conduta Empresarial
A MEDCIA orienta a todos a quem este código se aplica que adotem uma postura ética
compatível com os princípios, valores e normas da empresa e sejam responsáveis pelo seu
integral cumprimento.
Qualquer tipo de retaliação decorrente dessas condutas será considerado infração a este
manual e às políticas da empresa. A MEDCIA não acatará acusações ou informações sobre
má conduta de qualquer pessoa, que não estejam fundamentadas em fatos e dados.
Medidas Disciplinares
É a aplicação de uma advertência, suspensão ou dispensa por justa causa ao colaborador,
em função de conduta que viole, o Código de Ética e/ou outra forma de orientação escrita
ou verbal, desde que esta esteja em consonância com a lei e bons costumes.
Cabe à liderança garantir que as normas/regulamentos sejam seguidas para o
funcionamento harmônico e eficiente da empresa.
Cabe à liderança informar, orientar e preparar sua equipe para a correta aplicação das
políticas e das normas da empresa, sendo um exemplo a ser seguido. Descumprimentos
de normas e regras não podem ser tolerados e são passíveis de punições.
São punições possíveis: Advertência verbal; Advertência por escrito; Suspensão; Demissão
sem justa causa; Demissão por justa causa.
A aplicação de penalidades deve ser feita, tanto quanto possível, logo em seguida à falta
cometida, sob pena de caracterizar o perdão tácito. Admite-se um período maior de tempo
para a aplicação de penalidade quando a falta requerer apuração de fatos e provas das
devidas responsabilidades.
Termo de Ciência e Comportamento
Após ler atentamente, tirar as dúvidas sobre o Manual de Conduta Ética e Empresarial, todos
os colaboradores devem preencher e assinar o Termo de Ciência e Comprometimento.
Tal termo deverá ser entregue ao setor de RH, na qual posteriormente será arquivado no
pasta do colaborador, junto demais documentos.
O Termo de Ciência e Comprometimento declara que este Manual foi lido e compreendido
todas as informações deste documento, antes de sua assinatura.
Canal de Denúncia
O Canal de Denúncia é mantido em no site da MEDCIA através do link
https://medciabrasil.com.br/denuncia/ , que permite a gestão do processo de recebimento e
registro, sendo assegurado o anonimato, o absoluto sigilo, a confiabilidade e a transparência
ao relator, além da expressa proibição à retaliação. A infração à Lei, ao Código de Conduta,
às Políticas e outras Normas da MEDCIA, ou mesmo a indicação de qualquer outro ato ilícito,
deverá ser relatada ao Canal de Denúncia, disponível 24 horas por dia, 07 dias por semana.
Revisões
Edição Inicial – 02 de abril de 2024